Código de Ética na Computação

|

Esta é a nossa primeira postagem, e nesse primeiro momento, falaremos um pouco sobre o Código de Ética que cerca todos os Profissionais da área de Informática!

Um dos códigos de ética da área de computação mais bem elaborado é o da Sociedade Americana Association for Computing Machinery (ACM), que congrega profissionais e acadêmicos da área de computação em todo o mundo. O código da ACM foi elaborado no início da década de 1990 (Anderson, 1992). Trata-se de um código pioneiro em definir e apresentar de forma objetiva os principais pontos da ética nesta área.

O código da ACM (Association for Computing Machinery) é também bastante genérico. Ele estabelece para os membros, entre outras coisas, "esforçar-se para conseguirem alta qualidade, efetividade e dignidade nos processos e produtos do trabalho profissional", "adquirir e manter competência profissional" e "fornecer avaliações sobre sistemas computacionais e seus impactos, de forma compreensiva e minuciosa, incluindo análise de possíveis riscos".

Avaliar o poder de códigos endossados por organizações profissionais leva a uma interessante questão: uma empresa deve adotar um código de ética desenvolvido por determinada organização ou deveria criar o seu próprio código? Afinal, empresas podem desempenhar um importante papel na disseminação de um senso de responsabilidade e integridade profissional entre seus funcionários.

0 comentários: